Maternal I da E.M. "Osvladir Julio" - Profª Liliane C. Nazareto F. Bueno - Piracicaba-SP
domingo, 27 de fevereiro de 2011
ESSES PEQUENOS...
Alegria de ser criança... porque sujar faz bem... porque ser criança, é isso... viver brincando, viver feliz.
ESSA FOTO TINHA QUE VIR PARA O BLOG.
Lucas você tá lindo!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
PERÍODO DE ADAPTAÇÃO
Sobre a adaptação das crianças, achei interessante reproduzir o trecho de um artigo que li sobre esse assunto:
"O período de adaptação na escola é uma etapa bastante delicada pela qual pais e crianças passam.
Para tentar entender e tranqüilizar a todos a respeito dessa fase vamos discorrer sobre algumas situações.
Tente imaginar, você adulto, ao enfrentar o primeiro dia em um novo trabalho ou ainda sozinho em uma festa, onde todos são seus desconhecidos. Sensação ruim essa, não é? Pois é. A adaptação da criança na escola pode demorar de um dia a meses dependendo da idade e do tipo de relação que tem com as pessoas mais queridas.
Um aspecto difícil é muitas vezes o sentimento de culpa que passa pela cabeça dos pais de não poderem estar o tempo todo com seu filho, principalmente para as crianças que ficam período integral. Não há porque se sentirem assim, pois as crianças crescem, amadurecem e precisam de novas experiências com outros da mesma idade. Não é necessário se preocuparem, pois essa experiência, por mais longa e cheia de lágrimas dos dois lados, que seja, não traumatiza. Todos superam e certamente no futuro nem se lembrem desses primeiros dias na escola. Essa fase pode parecer dolorosa, mas aos poucos, pais e criança começam a confiar na escolha que fizeram e a lidar com mais tranqüilidade e prazer com essa etapa que é fundamental na construção da personalidade da criança." (fonte: GUIA DO BEBÊ)
AGORA COMO NÃO PODERIA FALTAR, MAIS ALGUMAS FOTINHOS DOS NOSSOS PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA:
MARIA EDUARDA muito charme! |
a ordem é: BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR. |
LUCAS e MARCOS, juntos, os irmãos descobrem um mundo diferente. |
sábado, 19 de fevereiro de 2011
BRINCAR E APRENDER
Brincar não é apenas divertimento. A brincadeira facilita a aprendizagem; por meio dela, a criança percebe como se dá a relação humana. Pois não devemos esquecer que por meio da brincadeira a criança constrói normas de organização, respeito, compreensão, onde a criança aprende a viver em grupo respeitando o espaço do próximo, desenvolvendo o físico, o emocional, cognitivo e social.
NOVOS AMIGOS
Com muita alegria recebemos novos amigos.
Yasmim não estranhou o ambiente e nem a rotina da escola. Logo foi fazendo amizade e brincou com todos os brinquedos da classe.
Eduardo estranhou muito a nova rotina. Chorou no seu primeiro dia, mas logo foi sentindo segurança e começou a participar das atividades.
Leonardo, estranhou um pouco mas logo começou a brincar e a se encantar com os novos amigos.
João Henrique, chega chorando no colinho da mãe, mas logo que chega na sala de aula fica encantado com os brinquedos, com os amigos e principalmente com a música do "JACARÉ".
Yasmim |
Eduardo |
Leonardo |
Yasmim não estranhou o ambiente e nem a rotina da escola. Logo foi fazendo amizade e brincou com todos os brinquedos da classe.
Eduardo estranhou muito a nova rotina. Chorou no seu primeiro dia, mas logo foi sentindo segurança e começou a participar das atividades.
Leonardo, estranhou um pouco mas logo começou a brincar e a se encantar com os novos amigos.
João Henrique |
João Henrique, chega chorando no colinho da mãe, mas logo que chega na sala de aula fica encantado com os brinquedos, com os amigos e principalmente com a música do "JACARÉ".
domingo, 13 de fevereiro de 2011
NOSSO PRIMEIRO DIA
Iniciamos a nossa adaptação com 5 crianças.
Eduardo |
João Vitor |
Eduardo entrou tranquilo, seguiu toda rotina, não estranhou o ambiente. e o que ele mais gostou, foi brincar no parque.
João Vitor estranhou o ambiente, não queria largar a sua chupetinha, porém, quando foi a hora de brincar com o velotrol, esqueceu a chupeta e a timidez e foi logo brincar.
Julia |
Julia estranhou muito o ambiente e a rotina. No início não queria brincar e nem tirar a chupetinha, porém, aos poucos foi ficando mais segura e acabou participando das brincadeiras.
Lucas |
Lucas também não teve dificuldades no seu primeiro dia. Brincou com todos os brinquedos, seguiu tranquilamente a rotina. Apenas chorou quando foi embora, pois queria continuar brincando na escola.
Luiza |
Luiza finalmente pode brincar na escola como ela tanto queria. A mãe contou que ela nem dormiu à noite com medo de perder o horário de entrada da escola. Brincou muito, fez a atividade de pintar com muito carinho. Mas, também chorou que não queria ir embora.
Assinar:
Postagens (Atom)